Conheça as Montanhas Mágicas

grande-rota-montanhas-magicas

A GR60 – Grande Rota das Montanhas Mágicas – é um percurso circular com 275km que se divide em 14 etapas pedestres e 8 etapas de BTT, todas elas devidamente sinalizadas de acordo com os regulamentos da FCMP – Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal e da  FPC – Federação Portuguesa de Ciclismo. 

Atravessando 4 Zonas Especiais de Conservação e um Geoparque Mundial da UNESCO, a GR60 tem como principais atrativos a natureza, as paisagens, a biodiversidade, a geodiversidade, os vales, os rios e as montanhas. Mas vai muito além dos recursos naturais, a herança histórico-cultural e aldeias tradicionais, o artesanato e a gastronomia típica tornam esta rota imperdível.

Todos os percursos têm os seus encantos próprios. Mas os 7 e 8 são de perder o fôlego. De Castro Daire a São Macário vai percorrer a serra do Montemuro e o vale do rio Paiva, uma das 4 reservas da Rede Natura 2000, com uma biodiversidade notável e paisagens de grande beleza, ao longo das quatro estações do ano. Chegue ao São Macário, a 1000 metros de altitude, e perca-se com as vistas inesquecíveis. A partir daqui é possível contemplar as serras do Montemuro, Estrela e Caramulo, e o Vale de Lafões.

Não vá embora sem visitar um dos mais peculiares Santuários de Montanha do território, constituído por duas ermidas: a de São Macário de cima, e a de São Macário de baixo, erguidas em memória de um eremita que, segundo a lenda, se tornou santo e padroeiro desta serra. A primeira ermida, mais antiga, está cercada até ao nível do telhado por um alto muro que a protege dos ventos fortes. A segunda encontra-se ao lado de uma gruta onde se crê ter vivido o lendário eremita. No último fim de semana de julho realiza-se a grande romaria em honra de S. Macário. Daqui desça cerca de 8km e descanse nas nossas casas Cor de Rosa. 

Das nossas Casas também pode partir à descoberta do percurso 8, que liga São Macário e Fraguinha. O percurso segue pelas linhas de cumeada do lado sul da serra da Arada, com vistas magníficas para toda a região de Lafões e vale do Deilão. É uma zona muito exposta, com vegetação rasteira e onde por vezes se fazem sentir ventos fortes. Antes de chegar à Fraguinha passa-se ao largo da Arada, pequena aldeia que dá nome à serra e atravessa-se a aldeia da Coelheira.

Para mais informações faça uma visita ao site oficial Grande Rota das Montanhas Mágicas

Copyright © 2025 | Casas Cor de Rosa

Rolar para cima